Como fazer o cartão cidadão

Como fazer cartão do cidadão permite ao trabalhador e ao civil checar de forma segura, rápida e prática os saldos e extratos oriundos de benefícios de ordem trabalhista ou social mantida pelo governo federal brasileiro.

Saber é o primeiro passo para ter acesso a essa ferramenta oferecida de forma gratuita e que é indispensável para os trabalhadores que possuem carteira assinada e demais civis que recebem benefícios.

Apesar da sua relevância social, ainda existem muitas pessoas que acumulam incertezas sobre o funcionamento adequado do cartão do cidadão que é emitida exclusivamente pelo banco Caixa Econômica Federal.

Neste cenário, o presente artigo, apresenta as informações necessárias para elucidar suas dúvidas acerca desse importante aliado dos cidadãos brasileiros.

Para que serve o cartão cidadão

A aquisição do cartão do cidadão permite o facilitamento aos serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal, tais como ter acesso aos benefícios trabalhistas como o pagamento do FGTS e do 13º salário e sociais, como, por exemplo, bolsa família ou escola.

cartao-do-cidadao
Foto: Brasil Escola

Quem possui Mei também pode desfrutar dos benefícios do cartão cidadão. Além disso, o cartão serve para sacar os recursos do abono salarial, rendimentos do PIS e pagamentos de parcelas do seguro-desemprego e para consulta do saldo e extrato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Este cartão é aceito em todos os lugares do Brasil, especificamente nos canais do banco Caixa Econômica e em estabelecimentos credenciados como, as Casas Lotéricas.

É importante salientar que clientes que não possuem benefícios a receber ficam impedidos de solicitar tal cartão.

Leia também sobre a Reforma da previdência e novas regras trabalhistas.

Como solicitar o cartão cidadão

O cartão do cidadão pode ser solicitado via telefone, pelo número (0800-726-0207) ou se preferir, poderá ser solicitado diretamente em uma agência da CAIXA.

Vale mencionar, que entre os documentos que devem ser apresentados para o requerimento do cartão, esteja munido do número do NIS (Número de Identificação Social), com este número, o atendimento será mais rápido.

Após o processo do pedido do cartão, o mesmo poderá ser recebido em sua residência ou retirado na agência em que realizou o procedimento.

Para que seu cartão esteja apto para uso, como para efetuar saques dos benefícios é necessária a criação e validação de uma senha. Esta, por sua vez, poderá ser feita somente numa agência da Caixa ou em Casa Lotérica.

Como desbloquear o cartão

O desbloqueio do seu cartão do cidadão pode ser feito pelo telefone da central de atendimento, como informamos anteriormente (0800-726-0207), por este canal, o atendimento ocorre nos dias úteis, portanto, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 21h.

economia-saque-fgts-inativo
Foto: Mais PB

Aos sábados, o horário passa a ser das 10h às 16h. As chamadas podem ser realizadas de telefones fixos ou de celulares. Ao acionar o referido número, o cliente deve escolher a opção “desbloqueio do Cartão do Cidadão”.

Em seguida, o atendente da CAIXA vai conferir a correspondência entre os dados cadastrados e os informados pelo telefone. Após este procedimento, o cartão estará disponível para uso.

Outras formas do desbloqueio do cartão são diretamente na agência ou numa casa lotérica.

Como pedir 2 via do cartão cidadão

Em uma eventual perda do cartão do cidadão, pode ser pedida uma 2º via. A solicitação da segunda via pode ser feita através do telefone ou na agência da Caixa Econômica.

Nenhuma taxa será cobrada para a realização deste serviço.

Para a realização desta solicitação de forma presencial na agência, o cliente precisa estar munido dos seguintes documentos oficiais que possuam foto: RG (Registro Geral), ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a carteiro de trabalho.

Pelo telefone da central da CAIXA (0800-726-0207), por esta via de comunicação, a solicitação é mais prática e simples, necessitando que o cliente apenas informe o número do PIS/PASEP.

Com essas informações úteis de como fazer o cartão cidadão esperamos ter esclarecido suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *