X

Auditor fiscal do trabalho: O que faz e salário

Conheça agora um dos cargos mais concorridos e saiba como também participar do processo de seleção para Auditor fiscal do trabalho.

Auditor fiscal do trabalho, o que faz?

Mas afinal, o que faz um auditor fiscal do trabalho? O auditor é um funcionário público que recebe a função de fiscalizar a correta aplicação da lei em benefício aos direitos do trabalhador, e que presta seus serviços para o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Pode-se dizer que ele é a pessoa indicada para fazer valer a lei trabalhista.



O auditor fiscal presta atendimento ao público nas Delegacias Regionais do Trabalho e também fiscaliza empresas periodicamente.

Se alguma destas empresas estiver em desacordo com a legislação trabalhista ela é autuada, e deve corrigir sua infração e na maioria das vezes pagar uma multa.

Salário

O salário de um auditor fiscal do trabalho é bem atrativo, e é justificado por suas extensas atividades no âmbito da profissão. Em 2017 esse valor é de R$ 19.000,00, e também há os benefícios recebidos como auxilio alimentação e bônus eficiência, podendo até mesmo chegar a R$ 21.000,00 ao mês.

Recentemente, um estudo realizado constatou que a necessidade de funcionários nesta função é alta para se obter uma fiscalização eficaz, e que são necessários mais concursos.

Edital

Para concorrer a uma vaga para auditor fiscal do trabalho, é preciso ser aprovado em uma seleção conhecida como concurso público, e é divulgada oficialmente através de edital. Os concursos são abertos periodicamente e realizados por uma instituição contratada, que irá aplicar a avaliação, corrigir e selecionar os candidatos aprovados. Para se inscrever é preciso que os candidatos atendam a alguns pré-requisitos, como:

– Ensino superior concluído em qualquer área de formação;
– Maiores de 18 anos;
– Brasileiros natos ou naturalizados.

Leia mais:
Proatividade: O que é, Significado
Como tirar carteira de trabalho RJ 2018

Foto: Vestcon

Provas

As provas para cargos como este, que possuem um ótimo salário, costumam ser bem difíceis mesmo porque há vários concorrentes para o meso cargo. Então é preciso se preparar e começar a estudar antes mesmo da abertura do edital.

Uma dica interessante é consultar as provas realizadas em concursos anteriores, e focar nas matérias que sempre são pedidas, como português, matemática e raciocínio lógico. Assim que o edital for publicado você terá acesso a todo o conteúdo que irá cair na prova e poderá se preparar ainda mais.

Auditor fiscal do trabalho edital 2017/2018

Não é possível afirmar com certeza que em 2017/2018 ainda será divulgado o edital para concurso de auditor fiscal do trabalho, mas é preciso estar atento ás publicações sobre abertura de concursos.

Porém, tudo indica que será divulgado em breve, mesmo porque o Ministério do Trabalho e Emprego está precisando de funcionários para ocupar os cargos existentes, devido a demanda e também a aposentadoria de funcionários mais antigos. Existem muitos sites que divulgam a informação, e ela também é publicada no diário oficial.

Auditor fiscal do trabalho: O que faz e salário
Avalie!
A Redação: