X

Cálculo de hora extra: Como calcular corretamente

A lei trabalhista em vigor determina o cálculo hora extra para trabalhadores que permanecerem no emprego além da jornada normal de 8 horas diárias e 44 horas semanais, no máximo.

Com exceção de casos especiais, a chamada hora extra é a salvação de muitos trabalhadores para complementar a renda no final do mês. Ela pode acontecer antes ou depois do horário de trabalho, nos períodos de intervalo e até durante o tempo programado para repouso e alimentação.

Como calcular hora extra?

Como calcular hora extra? Essa é a pergunta que quase todos se fazem quando recebem o holerite indecifrável no fim do mês. Foto: Dventistreview

O pagamento de horas extras, desde o anúncio da Constituição Federal de 1988, obrigatoriamente é de, no mínimo 50% superior às horas normais trabalhadas.



Primeiramente, você precisará saber o valor da hora-extra trabalhada, assim como a quantidade de horas extras feitas durante determinado período. Saiba também que a hora-extra trabalhada é de 50% superior à hora normal, se feita de segunda a sexta-feira e de 100% se executada nos finais de semana ou feriados.

Ex. Divida o valor do seu salário mensal pelo total de horas trabalhadas durante o mês para obter o valor do salário-hora.

44 horas semanais / 220 total de horas trabalhadas por mês

cálculo hora extra acontece assim: Percentual da hora extra semanal é 50%, então se soma o salário-hora aos 50%, descobrindo assim o valor da hora-extra.

Foto: Quora

Adicional na hora extra

Como dito anteriormente, o adicional na hora extra é de 50% a hora comum, sendo que aos finais de semana e feriados, o funcionário é remunerado com 100% do valor, ou seja, o dobro do que ganharia normalmente.

Embora, o descrito acima seja padrão, várias profissões fogem a regra e ganham mais ou menos do que o estipulado. Um advogado, por exemplo, recebe sempre 100%, não importando condições ou dias de serviço.

Tem ou não direito a horas extras profissionais como:

  • Empregados domésticos com horário de trabalho igual a 8 horas diárias e 44 horas semanais possuem o benefício;
  • Servidores públicos tem direito a hora extra;
  • Funcionários com atividade externa, como motoristas, vendedores, etc. e até gerentes, não possuem direito a horas extras, tendo assim, uma ficha de controle para geri-los.
  • Funcionários com período parcial de trabalho, que não ultrapasse a 25 horas semanais de trabalho não possuem hora extra;

Foto: Makia

Leia mais:
Repouso Semanal Remunerado
Como calcular rescisão de contrato: Passo a passo

Hora extra noturna

 Além da hora extra habitual, que pode ser feita em diferentes brechas do horário de trabalho, há também a hora extra noturna. Que é determinada para quem trabalha das 22h às 5h em período diferente a sua jornada comum.

Para se obter esse valor, é necessário adicionar 20% no valor do salário hora pelo adicional noturno, e em seguida acrescentar 50% do valor total, fechando a conta.

Tanto na hora extra noturna, quanto em outros tipos de hora extra é importante seguir a legislação vigente para que ninguém tenha problemas quando fizer o cálculo de hora extra , seja patrão ou empregado.

Cálculo de hora extra: Como calcular corretamente
Avalie!
A Redação: