X

Proatividade: O que é, Significado

Você sabe o que é proatividade? É uma palavra bem comum quando se trata de candidatar-se a uma vaga de emprego, estágio ou Trainee e mais ainda utilizada nas entrevistas.

A questão é: como responder a tal pergunta sem saber exatamente o que viria a ser proativo? Pois bem, através desse post iremos tentar sanar essa dúvida para você.

Proatividade é basicamente a característica daquele que tenta encontrar diversas formas para a realização de uma determinada tarefa ou solucionar um problema. Ou seja, proatividade é sinônimo também de iniciativa.



Ser proativo é ser aquele que toma a iniciativa. Aquele que se antecipa na situação de modo a garantir um produto final de qualidade. (Lifeder)

O que é proativo?

A pessoa que é proativa possui conhecimentos de sua própria área de atuação, mas por estar sempre de olho em seus colegas e sempre em busca de aprendizado acaba por adquirir conhecimentos de outras áreas além da sua própria.

Ao ser uma pessoa proativa a pessoa age e pensa com antecipação, mas não no sentido ansioso e desesperado e sim no sentido de melhoria, ou seja, a pessoa proativa observa tudo ao seu redor e sempre busca melhorar não apenas seu ambiente de trabalho, mas também a si mesmo através dessa mesma observação. Dessa forma, quem possui proatividade como característica tem grandes chances de se destacar, pois será notado através de suas atitudes.

Proatividade- comportamento

Foto: Rou.se

Um comportamento proativo é aquele que está relacionado ao ato de evitar um problema ou mesmo resolve-lo antes que ele aconteça. Ao planejar e executar tarefas e até mesmo ideias a pessoa que é proativa e exibe um comportamento proativo consegue evitar situações ruins e dessa forma, evita também, prejuízos à empresa.

 Iniciativa – Significado

Uma pessoa de iniciativa é também uma pessoa proativa, isso porque iniciativa é o ato de ser o primeiro, ou tentar ser. Aquele que não hesita em mostrar algo, mas não no sentido de ser prepotente ou mesmo um exibicionista e sim no sentido de mostrar atitude e vontade. Ter iniciativa é ter a capacidade de identificar e buscar oportunidades.

Leia mais:
Renda Extra com Digitação: Oportunidade para Trabalhar em 2017/2018
Pontos a desenvolver: exemplos para entrevista

Proativo e Reativo

Ser uma pessoa proativa ou reativa pode dizer muito a nosso respeito, bem como influenciar nossa candidatura a uma vaga de emprego e ou estágio. Uma pessoa proativa, conforme já explicitado acima, é aquela que toma iniciativa e se dispõe a sempre aprender não apenas com os erros dos outros, mas também com os acertos.

Uma pessoa proativa está sempre buscando melhorar a si mesmo.  Também a pessoa proativa é aquela que busca soluções para problemas de forma antecipada para garantir o menor dos prejuízos à empresa, por exemplo.

Mas e a pessoa reativa?

A pessoa reativa é aquela de que, de certa forma, fica nos bastidores. Ela nunca age para nada e em geral, coloca a culpa de qualquer acometimento ruim na empresa ou local de trabalho sempre em terceiros e nunca contribuiu em nada para ajudar a melhorar. Ao contrário das pessoas proativas as reativas sempre buscam fatores externos para culpar, além disso, nunca se dispõem para nada, sempre esperando.

Proatividade: O que é, Significado
Avalie!
A Redação: