X

Recrutamento e seleção: Diferença e significado

Muitas vezes nos deparamos com certos termos em nosso dia a dia que podem parecer confusos. Por exemplo, qual a diferença entre recrutamento e seleção de pessoas?

Para aqueles que estão a procura de um emprego ou buscando recolocação profissional estas palavras são muito familiares e a primeira vista parece que significam a mesma coisa. Mas é importante saber o que cada termo quer dizer para também entender o que o recrutador está buscando.

Em alguns casos, a falta de interpretação pode levar algumas pessoas a tirarem conclusões erradas durante uma busca por um emprego.



Recrutamento e seleção de pessoas

Foto: Americanprogress

Quando uma empresa pretende contratar um candidato para preencher uma vaga existente, alguns procedimentos devem ser tomados a fim de encontrar o profissional que esteja mais qualificado para preencher a vaga em questão.

Este é um trabalho que costuma ser realizado pelos profissionais de recursos humanos e que podem ou não pertencer à empresa, afinal muitas organizações preferem contratar os serviços de uma empresa terceirizada para realizar este trabalho.

São estas empresas que definem a forma de avaliação que será aplicada para a escolha do candidato. Algumas podem aplicar provas, solicitarem a elaboração de uma redação, passar por dinâmicas de grupo ou ainda testes on-line. As entrevistas também podem fazer parte desta etapa

O que é recrutamento

O recrutamento é definido como um sistema de informação que tem como objetivo atrair candidatos que estejam de acordo com as atribuições do cargo para ocupar as vagas disponíveis, e tornarem-se futuros colaboradores da empresa.

Trata-se de todo o processo realizado pelo RH para conseguir os melhores e mais aptos candidatos para concorrer ás vagas disponíveis, incluindo a definição de seus requisitos, remuneração, divulgação e contato com os candidatos.

Foto: Asuresoftware

Seleção

A seleção costuma ocorrer após a etapa do recrutamento, onde é preciso escolher os indivíduos que melhor atendem ás necessidades do cargo. Esta é uma das etapas mais importantes dentro de um sistema de Rh, e a análise dos candidatos deve ser muito criteriosa.

Nesta etapa poderão ser aplicados os teste ou dinâmicas, que podem variar de acordo com o cargo a ser preenchido.

Recrutamento e seleção – diferença

Assim, podemos concluir que o processo de recrutamento é uma coleta de informações e busca por candidatos enquanto a seleção analisa os conhecimentos e habilidades que o potencial colaborador possui, e como isso será benéfico para a empresa.

Os dois processos são importantes e complementares, e quando bem executados garantem os melhores resultados para a equipe de Rh e conseqüentemente para a empresa.

Foto: Axerosolutions

Leia mais:
Auditor fiscal do trabalho: O que faz e salário
Proatividade: O que é, Significado

Processo de recrutamento e seleção passo a passo

Um processo de recrutamento e seleção de pessoal deve ser realizado cuidadosamente, por isso é importante que algumas etapas sejam seguidas passo a passo.

Definição das vagas: A quantidade de vagas a serem oferecidas e a definição dos cargos devem ser realizadas pelo gestor da área em conjunto com o RH.

Atribuições e salários: Esta etapa é importante para selecionar os profissionais que realmente estejam adequados à função.

Divulgação: Aqui é preciso relacionar os meios em que serão divulgadas as vagas oferecidas: painel da empresa, internet, PAT, etc.

Seleção: Os candidatos que mais se aproximam dos objetivos da empresa são selecionados e convocados para o processo.

Dinâmicas/ Entrevistas: Ao conhecer o candidato pessoalmente as empresas têm mais condições de analisar seu perfil e identificar aqueles que mais atendem ás suas expectativas.

Feedback: Algumas empresas optam por não dar o retorno da aprovação para o candidato caso ela seja negativa, mas é importante comunicar o indivíduo sobre seu desempenho, além de sanar a ansiedade do mesmo.

Contratação: Os candidatos aprovados são convocados para iniciar o processo de contratação e enfim fazer parte do quadro de colaboradores.

Recrutamento e seleção: Diferença e significado
Avalie!
A Redação: