X

Trabalho de RH: Recrutamento e seleção



Empresas vem valorizando o trabalho de RH, pois o recrutamento e seleção de pessoas é o que garante a colocação de funcionários adequados em cargos específicos. Por isso, para conseguir ser selecionado, é preciso estar por dentro do processo de recrutamento e seleção de pessoas adotado pelo mercado atualmente.

Antes de tentar concorrer a uma vaga em uma empresa, analise as competências e requisitos exigidos, pois ter a formação e o perfil adequados para o cargo são condições obrigatórias para ser selecionado e conquistar o emprego desejado.

Então para ter mais chances de conquistar a vaga de emprego desejada, fique por dentro do processo de seleção de pessoal!



Trabalho de RH: Recrutamento e seleção de pessoal

 Além de um melhor atendimento e funcionamento da empresa, o trabalho de RH, recrutamento e seleção de pessoal garante pessoas com o perfil adequado, evitando assim problemas e complicações após a contratação.

Atender a todos os requisitos deste processo de recrutamento é essencial para conseguir a vaga desejada. (Foto: Asermet)

Com o desenvolvimento da tecnologia e a facilidade oferecida pelos novos meios de comunicação, as empresas apostam em uma equipe bem formada para fazer a diferença no mercado. Profissionais preparados, com boa comunicação e dispostos a cumprir sua função com qualidade são os mais procurados para ocupar as vagas de emprego.

Recrutamento e seleção de pessoal – Conceito

O recrutamento e seleção de pessoal é feito pelo setor de Recursos Humanos das empresas, servindo para a seleção de candidatos que possuem o perfil mais adequado para a vaga, que possam atender as necessidades do contratante.

Essa seleção funciona como um filtro pelo qual apenas pessoas qualificadas conseguem passar. Para isso, as empresas fazem uma triagem a partir de entrevistas, testes psicológicos, testes de personalidade e técnicas de simulação.

Vale lembrar que: a primeira análise é a do currículo. Se você não tiver um currículo bem feito, bem elaborado e estruturado, o RH já descarta o candidato.

A preparação do candidato é fundamental. Saber quais são as etapas de seleção que a empresa utiliza, pode deixar o candidato alguns passos à frente dos outros, garantindo o emprego dos sonhos.

Leia mais:
Salário de Professor no Brasil: média nacional
Acerto trabalhista: Como calcular

Foto: Meettheboss

Etapas do Recrutamento e Seleção

As Etapas do trabalho de RH, recrutamento e seleção de pessoal geralmente seguem um padrão. Ao procurar um emprego, fique atento para conseguir passar por todas essas etapas sem problemas:

  • Currículo: o currículo é a apresentação do candidato para a empresa. Nele estão as primeiras impressões que o contratante terá do candidato. Certifique-se que ele está completo e que possui informações que preencham os requisitos da vaga;
  • Entrevista: a entrevista é a oportunidade que a empresa tem de conhecer o candidato pessoalmente. Durante a entrevista é preciso manter a calma e responder as questões do entrevistador com sinceridade. Ser educado, simpático e comunicativo também é essencial;
  • Dinâmicas de grupo: as dinâmicas são comuns no processo de recrutamento e seleção de pessoal. Com elas é possível avaliar a forma como o candidato trabalha em equipe. Empatia e bom trabalho em grupo são características que serão avaliadas nessa etapa;
  • Simulação: algumas empresas simulam um dia na rotina do futuro funcionário. Neste momento, será avaliada a forma como o candidato se adapta à rotina da empresa. É necessário prestar muita atenção nas instruções passadas e realizar as tarefas com tranquilidade, quanto mais eficiente o candidato for nesta etapa, maiores são as chances de conseguir a vaga;
  • Contratação: se você for aprovado em todas as fases, a empresa te escolhe para a contratação.
Trabalho de RH: Recrutamento e seleção
Avalie!
A Redação :