seguro desemprego web: como solicitar

O seguro desemprego web é uma forma de agilizar o processo de solicitação do seguro desemprego e garantir que o acesso ao benefício possa acontecer de uma forma mais eficiente.



Com o seguro desemprego web, os trabalhadores que acabaram de perder seus empregos podem fazer a solicitação do benefício do seguro desemprego de uma forma rápida e eficiente. Obviamente, como se trata de uma novidade, algumas dúvidas podem surgir durante o processo.

Pensando em evitar que você tenha problemas, resolvi reunir aqui as informações mais importantes sobre o seguro desemprego web e sobre tudo que você terá que fazer para aproveitar essa inovação tecnológica. Sendo assim, não deixe de conferir até o fim.

O que é seguro desemprego web?

Como a maioria dos trabalhadores bem sabe, o seguro desemprego é um benefício integrante da seguridade social cuja garantia é dada pela própria Constituição Federal. Esse benefício tem a intenção de prestar assistência financeira (temporária) para o trabalhador que, de forma involuntária, perdeu o seu emprego. Veja também as novas leis do seguro desemprego.



Seguro desemprego

Apesar de ser um direito constitucional, o acesso ao seguro sempre foi marcado por muita burocracia. Anteriormente, era necessário fazer um agendamento prévio para poder comparecer até um posto de atendimento do SINE a fim de preencher o formulário, apresentar os documentos e solicitar o benefício.

No entanto, com a evolução da tecnologia e da internet, agora temos a figura do seguro desemprego web. Isto é, assim que o trabalhador receber os documentos relacionados ao seguro, ele poderá dar entrada no processo através da internet. Nesse caso, o mesmo formulário que era preenchido no SINE será preenchido de uma forma totalmente online.

Ainda assim, é bom lembrar que o trabalhador, para fins de evitar fraudes, deverá comparecer a um posto do SINE para comprovação dos dados e apresentação dos documentos. Como tudo já foi preenchido online, o tempo desse atendimento será reduzido drasticamente.

Seguro desemprego web com certificado

Quando falamos em seguro desemprego web com certificado, entramos na alçada das empresas que, através do sistema Empregador WEB, inserem as informações acerca dos seus trabalhadores, ou seja, aquele formulário com informações sobre o seguro desemprego é emitido pelas empresas através do sistema citado.

SeguroDesempregoWeb

Para poder acessar esse sistema e informar os dados dos trabalhadores, a empresa deverá possuir um certificado digital. Esse certificado tem a intenção de atestar a veracidade das informações e garantir que o requerimento do seguro desemprego possa ser preenchido dentro dos padrões exigidos pela norma.

Depois disso, o trabalhador que foi desligado da empresa receberá o formulário com os dados para dar entrada no seguro desemprego. Assim, com tudo em mãos, bastará acessar o seguro desemprego web e dar início ao processo.

Como acessar seguro desemprego web

Por fim, é chegada a hora de entrarmos no seguro desemprego web e começarmos a inserir os dados para a solicitação do seguro desemprego. Para tanto, a sugestão é que você siga os seguintes passos:

  • Vá até o site oficial do “Portal Emprega Brasil”;
  • No menu lateral, abaixo do título “Emprega Brasil”, selecione a opção “Cadastrar”;
  • Preencha os dados solicitados e vá seguindo todos os procedimentos, conforme indicado pela própria plataforma;
  • Depois, você deverá preencher o requerimento de seguro desemprego. Esse ponto é semelhante ao formulário que, no passado, era preenchido no posto de atendimento do SINE;
  • Após finalizar todos os processos, bastará clicar em “Concluir”. Sua solicitação ficará em pausa até que o posto de atendimento mais próximo a confirme. Lembrando que você poderá voltar e consultar o andamento da sua solicitação utilizando os dados de acesso que você registrou durante o cadastro.

Veja também sobre o acerto trabalhista como calcular e fique atento a seus direito.

Portanto, o seguro desemprego web é uma forma de agilizar o processo de solicitação do seguro desemprego e garantir que o acesso ao benefício possa acontecer de uma forma mais eficiente. Por fim, espero que as informações apresentadas aqui lhe tenham sido úteis e que você consiga dar entrada no seu processo sem quaisquer problemas.

 



seguro desemprego web: como solicitar
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *