O que responder em uma entrevista de emprego sobre seus defeitos e qualidades?

Na hora da seleção o candidato precisa estar preparado para responder as perguntas do recrutar com tranquilidade e sabedoria.



Se você já participou de alguma entrevista de emprego, é bem possível que já tenha se deparado com a seguinte dúvida: “O que responder em uma entrevista de emprego sobre seus defeitos e qualidades?”.

A falsa modéstia, geralmente, predomina, nas entrevistas de emprego. Quando aparece assustadora pergunta: “Qual é o seu maior defeito?”, não é incomum ouvir respostas como: “Sou muito exigente ” ou “sou perfeccionista” ou “sou autocrítico”.

Muitos aprenderam que nessas ocasiões  que é  preciso mostrar os defeitos como se fossem qualidades, em uma tentativa de sair por cima. Mas, é realmente isso que um recrutador quer ouvir?



Continue lendo este artigo e descubra se é vantajoso ou não transformar sua  fraqueza em uma qualidade se valendo da falsa modéstia para conquistar uma vaga no competitivo mercado de trabalho.

O que responder em uma entrevista de emprego sobre seus defeitos e qualidades

Procure evitar

Os recrutadores não gostam nem um pouco de ouvir respostas prontas que geralmente estão relacionadas com perfeccionismo, excessiva preocupação com o trabalho, etc.

São respostas que parecem banais e falsas, e com isto concordam a grande maioria dos recrutadores. Veja essa pergunta como uma oportunidade para você demonstrar que é humilde, consciente de suas limitações, e está trabalhando ativamente para melhorar.

Leia também: Modelos de Currículos 2017

 

O valor da honestidade

Responder honestamente a pergunta sobre seus defeitos e qualidades mostra que você é corajoso, para admitir a derrota e saber que você é falível. Isso não é algo negativo, pelo contrário, mostra que você não coloca a culpa em outras pessoas e assuma a responsabilidade.

Transforme defeitos em desafios e soluções

Quaisquer respostas que você fornecer durante uma entrevista de emprego deve ser voltada para a função específica que você está pretendendo.

As perguntas sobre suas qualidades e defeitos não é exceção. O segredo, aqui é mostrar que você está disposto a usar esses defeitos para evoluir e melhorar como pessoa e profissional.

“Eu sou teimoso, mas, de modo geral, use este aspeto para não desistir de um projeto”, ou “eu evito conflitos a todo custo o que faz de mim uma pessoa equilibrada dentro de uma equipe”, são alguns dos exemplos de respostas que você pode dar na entrevista.

entrevista de emprego duvidas

Se, por outro lado, não conseguir pensar em uma forma de  transformar seus defeitos em soluções assuma que você está tentando melhorar este lado; sua sinceridade contará pontos a seu favo.

Em suma, por mais que você não queira falar sobre este assunto, é provável que perguntem sobre suas qualidades e defeitos.

Então, antes de ir para a entrevista de emprego, prepare-se bem para ser capaz de responder com segurança. Se você quer impressionar, lembre-se que você deve deixar todos e quaisquer temores ou inseguranças na porta.

Lembre-se que as primeiras impressões podem ser determinantes, e sua entrevista de emprego vai além da questão colocada. No competitivo mercado de trabalho não existe segunda chance para criar uma boa primeira impressão. Então, prepare-se para ser capaz de responder a todas as perguntas corretamente, com firmeza, mas sempre com sinceridade.

Se você gostou desse artigo sobre o que responder em uma entrevista de emprego sobre seus defeitos e qualidades, também poderá gostar desse: 10 melhores sites de empregos grátis



Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *