Planilha de gastos mensais: Simples

Aprenda a organizar sua vida financeira montando uma planilha de gastos mensais!



Criar uma planilha de gastos mensais pode ser uma das formas mais eficientes de se garantir que o seu orçamento pessoal seja cumprido de forma correta. Desse modo, com uma construção simples, é possível criar e monitorar um fluxo de caixa, contas bancárias, despesas e receitas, a fim de evitar problemas financeiros.

Felizmente, fazer uma planilha de gastos mensais pode ser algo bem simples. Aliás, a complexidade da planilha não significa que ela é melhor, já que, muitas vezes, o excesso de informações pode atrapalhar. Sendo assim, se você deseja conhecer algumas formas eficientes de controlar suas finanças pessoais, não deixe de conferir até o fim.

Planilha de gastos mensais

Como dissemos, é através de uma planilha de gastos mensais que uma pessoa pode ter um controle maior sobre suas finanças. E claro, até mesmo, sobre as finanças de uma empresa. Sabendo da importância desses controles, não faltam empresas elaborando softwares e apps voltados para ajudar a aumentar a eficiência dos processos.



Nesse caso, é ideal saber avaliar cada situação para decidir qual será o mecanismo utilizado. Como sugestão, costumamos dizer que a simplicidade pode ser muito útil para aqueles que não têm tempo ou possuem muita dificuldade com recursos mais avançados. Por isso, uma planilha de excel pode ser suficiente.

planilha de gastos mensais

Foto: Blog BTFIT

Como fazer uma planilha de gastos mensais

Como não poderia deixar de ser, iremos apresentar abaixo um passo a passo para que você possa criar a sua planilha de uma forma bem fácil. Além do mais, o esquema poderá ser replicado até mesmo por aqueles que preferem fazer tudo com papel e caneta. Confira:

  • Defina três colunas. A primeira será utilizada para descrição do evento, a segunda para entradas e a terceira para saídas;
  • Acima do grupo de três colunas, defina o nome da conta. Entenda que “conta”, nesse caso, pode ser caixa (dinheiro no bolso) e as contas correntes;
  • A cada ocorrência, registre a descrição e o valor, na coluna de entradas se for uma receita, ou, na coluna de saídas, se for uma despesa;
  • Divida em períodos. Pode ser diário, semanal, mensal, etc.;
  • No excel, é possível inserir fórmulas para achar o valor total das colunas e definir os saldos finais. À mão, será necessário somar as entradas e saídas e depois encontrar a diferença entre os totais;
  • Perceba que você poderá criar quantas contas quiser, seguindo sempre o esquema de três colunas.

Organizando Controle de gastos

Quando conseguir dominar o funcionamento da sua planilha de gastos mensais, será possível começar a controlar determinadas despesas. Aliás, seguindo o esquema das três colunas, que apresentamos acima, será possível duplicar cada coluna, colocando os dados que você deseja em um grupo e os dados que realmente aconteceram em outro.

Com isso, você terá um grupo com metas a serem alcançadas ao longo do período. Por exemplo, se você define como despesa mensal para a gasolina do seu carro o total de R$ 300,00, as despesas não poderão ultrapassar esse limite. Assim é possível manter todas as suas finanças sob controle.

planilha de gastos

Foto: Signativa

Aplicativo para controle de gastos

Para finalizar, resolvemos apresentar alguns apps e softwares que funcionam de uma forma muito interessante e se apresentam como excelentes opções para quem deseja controlar sua finanças pessoais. Confira a lista:

  • Orçamento Pessoal – VBB Software: Antes era necessário baixá-lo, mas agora o acesso é completamente online. Suas ferramentas são excelentes e a interface é muito simples e fácil de ser entendida;
  • WiseCash: Com esse app é possível definir metas e garantir que todos os controles fiquem muito eficientes;
  • GuiaBolso: Esse app permite a sincronização com suas contas bancárias, garantindo que as informações sejam atualizadas em tempo real.

Portanto, saiba que, seja com uma planilha de gastos mensais simples ou com algum programa interessante, o objetivo é controlar a suas finanças. Dessa forma, o ideal é entender que o controle começa com uma mudança de postura, com disciplina e com a vontade de alcançar seus objetivos. Boa sorte.



Planilha de gastos mensais: Simples
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *