Trabalho voluntário no Brasil: Tipos de trabalho, o que fazer?

O voluntariado pode acontecer nas mais diversas áreas, em tempos determinados ou indeterminados

Confira como fazer serviço e trabalho voluntário no Brasil:

O voluntariado é a prática feita por indivíduos que dedicam seu tempo e disposição para uma determinada causa, em prol de um bem comum. A remuneração é inexistente, a retribuição para quem é adepto da prática é o bem-estar e a sensação de satisfação ao ver que está fazendo um bem para a comunidade.

O único fator que caracteriza o trabalho como voluntário de fato é a dedicação para uma causa sem retribuição financeira. É uma verdadeira missão para aqueles que realizam a prática.



Tipos de trabalho voluntário no Brasil

tipos de trabalho voluntario no brasil

Pelo Brasil ainda ser um país de notável abismo social e repleto de pessoas em situações de necessidade há diversas opções para aqueles que desejam se voluntariar.

Para os que tem jeito com criança as instituições de adoção, creches carentes e hospitais infantis sempre estão precisando de indivíduos para ajudar na organização das instituições e na recreação para tornar mais lúdico o ambiente pouco favorável em que a criança se encontra.

Ainda há aqueles que levam as crianças para dentro das próprias casas ou os tiram do ambiente em que estão para ter um dia de diversão diferente. Idosos também carecem de atenção, o trabalho voluntário é bastante ativo em asilos.

Os moradores de rua podem ser beneficiados pelo trabalho voluntário recebendo mantimentos e alimentos. Os alimentos podem ser preparados por voluntários e a entrega também pode ser feita pelos mesmos. Há ainda ONG´s e voluntários que ajudam catadores de material reciclável, que auxiliam na construção de moradias populares e que animam os pacientes que passam muito tempo dentro de um hospital.

Os peludos também podem se beneficiar e muito pelo trabalho voluntário. Há diversos animais em situação de rua ou que passaram por maus tratos. Estes podem receber ajuda de voluntário nas feiras de adoção, para alimentação e cuidado de ambiente.

trabalhos voluntários em hospitais

Foto: Alemdomar

O que é trabalho voluntário

O trabalho voluntário no Brasil é regulamentado por lei e tem, inclusive, uma data de comemoração exclusiva para a atividade e para aqueles que a ela se dedicam. O voluntariado em si é uma atividade sem remuneração.

Os voluntários utilizam de ajuda financeira, mão de obra ou tempo para auxiliar outras pessoas ou animais que estão em situação menos favorecida. A prática é abrangente, pode beneficiar hospitais, comunidades carentes, animais, creches, asilos e outros.

No Brasil o trabalho voluntário é praticado por apenas, em média, 30% da população. Já os que precisam de auxílio de voluntários são muitos. Conseguir oferecer seu tempo e disposição para a prática é fácil, basta procurar uma ONG ou um setor que pode se beneficiar dos trabalhos.

o que e trabalho voluntário

Foto: Youtube

Leia mais:
Trabalho de RH: Recrutamento e seleção
Prestação de serviços: Modelos de contrato

Voluntários em hospital

Os hospitais são os estabelecimentos que mais costumam se beneficiar dos trabalhos voluntários. É uma opção ótima para aqueles que desejam retribuir para a comunidade e melhorar o dia daqueles que estão sofrendo em um ambiente melancólico.

Para voluntariar em um hospital basta buscar pelos locais diretamente ou procurar por ongs que fazem o intermédio entre voluntário e instituição.

Pessoas que realizam trabalho voluntário

O trabalho voluntário no Brasil é uma verdadeira missão cumprida por aqueles que estão dispostos a dedicar seu tempo sem receber dinheiro em troca. Qualquer um pode realizar trabalho voluntário, basta que tenha tempo e vontade para se dedicar ao próximo. Atualmente o voluntariado no Brasil já foi realizado por apenas 40% da população e somente 11% faz da prática algo recorrente.



Trabalho voluntário no Brasil: Tipos de trabalho, o que fazer?
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *