Significado do termo trabalho em equipe

A forma de trabalhar vem evoluindo de acordo com o passar do tempo, e muitas dessas mudanças impactam diretamente na forma como desenvolvemos nossas tarefas dentro de uma hierarquia na instituição que oferece o emprego. As competências e habilidades individuais continuam sendo exigidas para a concorrência em diversos cargos, por isso o preparo educacional continua sendo um dos requisitos mais importantes.

Existe outra coisa que a escola e a universidade podem ensinar com maestria, mas que muitos estudantes desprezam por não acharem ser relevante, estamos falando da capacidade de se trabalhar em equipe!

Empresas são sistemas extremamente interligados, e cada vez mais seus departamentos dependem da atividade de outros, portanto, aquele profissional que apresenta todas as competências individuais, mas que não consegue socializar o conhecimento e informação necessários, acaba sendo descartado do mercado de trabalho.

O que é trabalho em equipe?

 trabalho em equipe nas empresas
O trabalho em equipe acontece quando um determinado grupo de indivíduos, se reúne e empenha esforços em prol de um único objetivo. Foto: PsycIQ

Em outras palavras, o trabalho em equipe ocorre sempre que várias pessoas precisam trabalhar em conjunto para resolver um único problema.

Desde quando existe o trabalho em equipe?

Não é de hoje que o ser humano é caracterizado como um ser social! Sua necessidade de se comunicar e de cultivar relações com os outras à sua volta é iminente ao seu crescimento pessoal, e isso tem sido percebido e valorizado desde muito tempo atrás.

Os homens das cavernas quando começaram a formar grupos já coordenavam estratégias de caça baseadas no trabalho em equipe, e grandes civilizações só puderam emergir com base no esforço coletivo de uma sociedade.

significado de Trabalho em equipe
Foto: Globesol

A partir daí entramos em uma característica interessante do trabalho em equipe, este pode ser obrigado por meio de uma força maior, basta pensar nas grandes pirâmides do Egito, construídas por um grande esforço coletivo, que envolveu toda a sociedade da época, entretanto, a maioria trabalhava ali contra a sua própria vontade, e sob coerção.

Entretanto, existem também esforços coletivos que demandam do interesse geral, basta lembrar do Império Romano e sua grandiosidade, que só foi conquistada devido ao comprometimento de um povo inteiro que seguia seus líderes e acreditava no destino de ser a maior e mais poderosa civilização à sua época.

Leia mais:
Como fazer o trabalho em equipe funcionar: 10 dicas
Trabalhar à noite e dormir de dia faz mal para saúde?

Uso do termo trabalho em equipe

Muitos dos termos utilizados na administração, tiveram seus primeiros usos datados do pós-guerra. É o caso do trabalho em equipe, que depois disso passou a ser utilizado em âmbitos políticos e econômicos, e mais tarde, com a Revolução Industrial, em empresas e organizações visando o lucro.

trabalho em equipe nas empresas
Foto: Design Culture

Benefícios do trabalho em equipe

Dentre os benefícios do trabalho em equipe pode-se destacar a agilidade na finalização das tarefas, a acuracidade, ou seja, um maior nível de detalhamento e precisão naquilo que é feito, uma vez que existem ali vários olhares e de diferentes perspectivas.

A troca de conhecimento entre os membros da equipe também é uma grande recompensa do trabalho em equipe, que além do resultado fina satisfatório, deve propiciar aos envolvidos uma nova forma de aprender e evoluir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *