Como ser uma Aeromoça de Sucesso: Internacional, Nacional, Salário

Muitas mulheres de diferentes faixas etárias estão buscando informações de como ser aeromoça tanto para voos nacionais quanto para voos internacionais.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a profissão de aeromoça passa por um período de grande valorização.

E é esperado que em 2020, sejam criadas mais de 600 mil novas vagas no setor. O que pode aumentar bastante a demanda pelo curso de formação da ANAC.

Basicamente, as aeromoças checam todos os equipamentos de segurança do avião antes de decolar, recebem e orientam os passageiros aos seus lugares, estão sempre prontas para atender as solicitações dos passageiros, dentre outras atividades.

Se tornar uma aeromoça profissional pode ser uma grande oportunidade para mudar a sua vida.

Como ser uma aeromoça

Para conseguir se tornar uma aeromoça profissional se faz necessário ser aprovada em treinamentos específicos em curso realizado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC).

aeromoça de sucesso
Foto: Saúde Ocupacional

Além da aprovação neste exame, é muito importante que a candidata à aeromoça possua autocontrole ao se deparar com as situações avessas e não esperadas que possam ocorrer durante um voo.

Outra característica que devem ter é saber se comunicar muito bem com o público, sendo necessário falar outros idiomas, especialmente inglês e espanhol.

Recentemente, idiomas orientais tais como o Mandarim (Chinês) e o Japonês tem sido cobrados para as aeromoças que querem entrar em empresas que fazem viagens internacionais.

O que precisa para se tornar uma aeromoça no Brasil

Para se tornar uma aeromoça no Brasil é indispensável conseguir a licença de Comissário de Voo. Para tanto são necessários preencher os seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 18 anos de idade, escolaridade mínima exigida é o ensino médio completo.
  • Cumprir o programa de instrução teórica e prática conforme o manual de curso de comissário de Voo.
  • Ser aprovada em curso válido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
  • Ser aprovado numa banca de avaliação de exames da ANAC e por último obter o certificado médico aeronáutico (CMA) categoria 2º classe.

Uma vez passando por todas essas etapas, a aeromoça pode se submeter a um processo de recrutamento de alguma empresa.

A seleção geralmente envolve entrevista, teste psicológico, exames médicos, checagem das qualificações e uma atividade de dinâmica em grupo.

Sendo selecionada, a aeromoça ainda terá que passar por um treinamento dentro da empresa e só depois dessa etapa estará apta para trabalhar.

O que precisa parasse tornar uma aeromoça internacional

Para se tornar uma aeromoça internacional a aspirante a esta profissão deve cumprir estes requisitos:

  • Ser maior de idade, 18 anos, possuir ensino médio completo, apresentar altura mínima de 1,58m.
  • É exigido saber falar inglês de forma fluente e realizar um curso em escola reconhecida (homologada) pela ANAC, como comentado acima.

Outras dicas importantes para aumentar suas chances de sucesso nessa profissão é que se possível aprenda mais de um idioma estrangeiro. Pois, as empresas aéreas possuem predileções, por exemplo, a Air France, prefere que suas aeromoças falem além do inglês, também o francês.

descubra como ser uma aeromoça
Foto: Udemy Blog

O comportamento mais apreciado para uma aeromoça são simpatia, paciência e manter uma boa comunicação.

Antes de realizar o curso pela ANAC é necessário passar por exames clínicos em um hospital da aeronáutica, para atestar se a candidata possui as condições físicas para realizar a função.

As empresas internacionais fazem seleções quase que constantes para contratar aeromoças Brasileiras, dentre estas empresas se destacam a American Airlines, Emirates Airlines e Qatar Airlines.

O salário de uma aeromoça internacional pode ser muito diferente da que realiza trabalha apenas em voos domésticos.

O piso salarial atual é de R$2.076, 56, para as aeromoças internacionais somado com seus benefícios, o salário pode ser de até R$ 7.000,00.

O processo de como ser aeromoça não é tão complicado sem contar que a remuneração é satisfatória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *