Habilidades e Competência Currículo: Exemplos do que Destacar

Suas habilidades e competências devem estar presentes em um currículo, para isso vamos lhe mostrar a melhor forma de montar o seu.



Preencher o campo “habilidades e competência currículo” é sempre um grande dilema para aqueles que desejam apresentar um currículo de qualidade. Afinal, o que colocar? Como diferenciar uma coisa da outra? Enfim, são questões muito comuns e que geralmente causam dúvidas.

Sendo assim, para lhe ajudar a definir as habilidades e competências certas para colocar em seu currículo, resolvemos criar este post com as dicas mais relevantes sobre o assunto. Desse modo, você saberá como elaborar um documento que, além de refletir suas habilidades e características pessoais, irá impressionar os entrevistadores. Portanto, não perca!

Habilidades e Competência Currículo

Conforme foi dito, o campo “habilidades e competência currículo” é sempre um problema, especialmente para quem nunca elaborou um currículo antes. Diante disso, antes de começarmos a falar sobre o que colocar, temos que esclarecer o que são cada um desses itens.



Assim, de acordo com especialistas em RH, as competências são certas características passíveis de serem desenvolvidas ou aprimoradas por meio de algum treinamento ou da troca de experiências. Por outro lado, as habilidades, são as qualidades que um profissional apresenta, ou seja, as habilidades que ele possui para aprender uma competência.

Por exemplo: Para fazer um origami, é preciso ter habilidade manual, precisão e noção de espaço. Essas são as habilidades. Contudo, para aprender os fundamentos, as técnicas, alguém deverá lhe ensinar. Portanto, nesse caso aquilo que você aprenderá com as aulas serão as competências.

O que Colocar no Currículo

É óbvio que habilidades e competências devem estar presentes em um currículo, mas existem outros dados que também devem constar nesse documento. Diante disso, criamos um pequeno “esqueleto” para você poder criar um excelente currículo, confira abaixo:

  • Dados pessoais: Nome, contato telefônico e email, endereço e idade. Aliás, um link para o perfil no LinkedIn, pode ser interessante;
  • Formação: Apresente a sua trajetória como estudante, lembrando de sempre apresentar o mais recente no topo da lista;
  • Qualificações, habilidades e competências: Aqui você fará um pequeno resumo de tudo que você consegue realizar dentro da sua área de atuação. Obviamente, a empresa só se importa com aquilo que você tem a agregar, portanto, insira apenas os dados que poderão ser relevantes para o segmento da organização e para a vaga;
  • Experiência Profissional: Insira o seu histórico como profissional. Nesse caso, a última experiência deverá ficar no topo da lista;
  • Idiomas, cursos, etc.: Encerre apresentando outras certificações que sirvam para agregar valor ao seu currículo.
Habilidades e Competência Currículo

Foto: Toolbox

Primeiro Emprego

Na seção anterior, apresentamos um “esqueleto” para um currículo padrão. Entretanto, caso seja uma situação de primeiro emprego, alguns ajustes devem ser feitos. Felizmente, o padrão continuará sendo igual, mas, como não poderia deixar de ser, o campo “Experiência Profissional”, ficará em branco.

Para preencher essa lacuna na experiência, o candidato poderá inserir atividades extracurriculares realizadas em algumas instituições, explicitando as tarefas executadas. Lembre-se apenas de garantir que a informação será relevante ao empregador, do contrário, será melhor deixar o campo em branco ou elaborar um pequeno texto, falando sobre seus objetivos e motivações.

Exemplos de Competência

Voltando a falar sobre as competências, podemos dizer que algumas delas geralmente chamam bastante atenção. Por esse motivo, apresentamos abaixo alguns exemplos para lhe ajudar. Dê uma olhada:

  • Aplicar conhecimento: Essa competência diz que, aquilo que você aprende, você reverte em resultados palpáveis. Para um primeiro emprego, essa é excelente;
  • Redação e Gramática: Competência para saber se comunicar por escrito é algo extremamente valorizado no mercado de trabalho;
  • Negociação: Dependendo da área, essa competência pode ser muito valorizada, ainda mais quando o candidato apresenta cursos e um histórico que valide essa informação;
  • Organização: Esse é o tipo de competência que todas as empresas querem ensinar aos funcionários.

Habilidades Profissionais e Qualificações

Por fim, resta-nos falar sobre as habilidades profissionais e as qualificações. Novamente, será necessário avaliar a vaga disponível e a empresa, a fim de oferecer informações que sejam relevantes para a organização.

Neste ponto, um texto criativo que resuma sua trajetória profissional, experiência, habilidades e resultados será perfeito. Por exemplo: Formado há mais de 10 pela Universidade X, desenvolvi projetos para a empresa Y, obtendo resultados Z, fazendo uso das minhas habilidades profissionais, mais especificamente, A, B e C. Enfim, objetivo, sucinto, perfeito!

Em síntese este post foi feito para falarmos sobre o campo “habilidades e competência currículo”, que sempre traz muitas dúvidas durante a elaboração do referido documento. Esperamos que as informações presentes aqui lhe tenham sido úteis e que você tenha muita sorte nas próximas entrevistas.

Habilidades e competencias

Foto: LinkedIn



Habilidades e Competência Currículo: Exemplos do que Destacar
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *