Trabalhar à noite e dormir de dia faz mal para saúde?

Trabalhar à noite e dormir de dia faz mal para saúde? Confira nessa matéria:

Dormir é essencial para a saúde de todos, afinal, sem um descanso adequado ninguém é capaz de render ao máximo em nenhuma atividade, principalmente no trabalho.

Dormir mal a noite, ou reservar poucas horas do dia para o sono pode trazer inúmeros danos a saúde e ainda prejudicar a vida profissional de um indivíduo. Mas e quem trabalha a noite? Será que essas pessoas são prejudicadas pelo seu horário de trabalho? Ou dormir um bom número de horas em outro período substitui o sono noturno?

Trabalhar à noite e dormir de dia faz mal para saúde? 

Trabalhar de noite faz mal à saúde
Muitos estudos confirmam que pessoas que possuem empregos noturnos podem ter sua saúde prejudicada a médio e longo prazo. Foto: Videomới

Uma dessas pesquisas, realizada em 2014 pela Sleep Research Centre, da Universidade de Surrey, mostra que trabalhadores noturnos têm seus metabolismos afetados pelo horário alternativo. Isso acontece porque o corpo humano é programado para realizar atividades cotidianas durante o dia e repousar no período da noite.

A pesquisa acompanhou, por algum tempo, trabalhadores diurnos que tiveram que mudar de horário. Segundo os cientistas todo mundo possui genes que atuam no corpo durante o dia e outros durante a noite. Os exames de sangue dos indivíduos que participaram do experimento mostraram que essa sintonia entre os genes foi abalada devido a mudança de horário. A longo prazo, essa falta de sintonia pode causar aceleração nos batimentos cardíacos e mal funcionamento dos rins e do cérebro.

Trabalhar à noite e dormir de dia faz mal para saúde?
Foto: Counsel & Heal

Leia mais:
Trabalhar por conta própria com pouco investimento em 2017
Melhores Concursos Públicos para Ensino Médio em 2017

Esses dados são referentes a pessoas que tiveram de mudar a sua rotina, porém, existem outras pesquisas que mostram que algumas pessoas funcionam melhor em horários não comerciais. Alguns outros levantamentos realizados anteriormente também já mostravam que dormir em horas erradas durante o dia, ou não possuir uma rotina de horários para pegar no sono, podem contribuir para o desenvolvimento da diabete tipo 2 e da obesidade.

Pessoas “Lado B”

Mas então, trabalhar à noite e dormir de dia faz mal para saúde mesmo? Por mais que diversos estudos mostrem os danos do trabalho noturno, muitas pessoas ao redor do mundo relatam dificuldades em atuar no horário convencional. Alguns dizem que só conseguem despertar de verdade a partir das 11h, ou só depois do meio dia. Outros falam que as melhores ideias só surgem durante a madrugada e que também possuem muita dificuldade para acordar cedo. Pessoas com essas características criaram a Sociedade B, um grupo de estudiosos que acredita que pessoas possuem ritmos e metabolismos diferentes.

dicas para quem trabalha a noite toda
Foto: i.huffpost

Segundo eles, a separação entre pessoas “Lado A” e “Lado B” é genética. Enquanto uns apresentam melhor desempenho físico e mental no período entre 6h e 22h, outros tendem a ser capaz de realizar melhor suas atividades das 9h às 1h. Nos dois casos, o sono em horários que não são os mais adequados àquele metabolismo podem causar inúmeros malefícios a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *